O que pode e não pode fazer durante e depois da FIV

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

A Fertilização In Vitro (FIV), além de ser um tipo de reprodução humana assistida, é mais comum de ser realizada quando as mulheres têm uma certa dificuldade para engravidar, seja por conta da idade ou mesmo devido a realização de laqueadura. 

No entanto, embora se saiba bem quais os motivos que podem levar à FIV, pouco se fala sobre quais os reais cuidados que devem ser tomados durante e depois deste procedimento. 

Sendo assim, confira cada um dos tópicos a seguir para entender o que pode e o que não pode fazer nas fases de execução da FIV.

Cuidados com a Fertilização In Vitro

Neste tópico você irá entender um pouco do que pode ou não ser feito durante e depois da Fertilização In Vitro. Confira com atenção!

O que pode fazer durante o FIV?

Assim como todo e qualquer procedimento que envolve a saúde do corpo, é necessário se atentar a alguns cuidados para que o processo, seja ele cirúrgico ou não, consiga ter a maior chance de ênfase. Por isso, alguns dos principais cuidados que devem ser levados em conta durante a Fertilização In Vitro são:

  • Alimentação com quantidade significativa de água, nutrientes, substâncias anti-inflamatórias e com compostos antioxidantes;
  • Atividades física de baixa intensidade e somente com permissão e com acompanhamento do médico que fará o procedimento da FIV;
  • Repouso para que a mulher tenha mais tranquilidade quanto ao procedimento.
O que pode e não pode fazer durante e depois da FIV

O que não pode fazer durante a FIV?

Ao passo que existem coisas que podem ser feitas, então também existem comportamentos que devem ser totalmente evitados para que as chances de gravidez aumentem consideravelmente. Desse modo, atividades que devem ser evitadas são:

  • Atividades físicas de alta intensidade, como musculação, corrida e algum outro esporte de alto rendimento;
  • Relações sexuais quando a paciente tem muito estímulo ovariano;
  • Álcool e tabagismo.

Por sua vez, confira agora quais cuidados devem ser tomados após a FIV.

O que pode fazer depois da FIV?

Passado todas as fases da Fertilização In Vitro ainda cabem alguns cuidados que devem ter a mesma atenção que se teve durante o procedimento. Mas, algumas atividades que podem ser feita pela paciente são:

  • Exercícios físicos, mas isto dependerá exclusivamente do quadro clínico da paciente, não é permitido para todas os casos;
  • Continuar com uma alimentação saudável rica em nutrientes, substâncias anti-inflamatórias e com compostos antioxidantes.

O que não pode fazer depois da FIV?

Por fim, também existem atividades para serem evitadas logo depois da FIV. Por isso, não execute ações como:

  • Prática de relações sexuais por até 12 dias;
  • Automedicação ao sentir algumas dor incômoda.

Para que você seja melhor acompanhada, agende sua consulta com a Dra. Patrícia Varella.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928