principais-servicos-ginecologia

Serviços de Ginecologia

Sempre falamos que a nossa saúde é o bem mais precioso e devemos cuidar dela para uma vida mais longa e saudável. 

Na área da Ginecologia isso não é diferente. Tudo o que temos disponível serve para antecipar informações úteis para prevenção e tratamento. 

São vários os serviços disponíveis dentro da Ginecologia a fim de promover o bem-estar e saúde da mulher. Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada um deles.

Anticoncepção

O contraceptivo mais usado no mundo é a pílula. Juntamente com outros métodos, eles são considerados as principais ferramentas de planejamento familiar. Para escolher o melhor método, é recomendado que a mulher obtenha informações seguras e orientações de um médico ginecologista, que levará em consideração suas características individuais.

Outros métodos contraceptivos que são indicados pelos profissionais são:

  • Sistemas intrauterinos (SIUs) ou dispositivos intrauterinos (DIUs);
  • Implantes anticoncepcionais;
  • Injeção anticoncepcional mensal e trimestral;
  • Anel vaginal;
  • Adesivo anticoncepcional.

Check up

Para prevenir e diagnosticar precocemente algumas doenças, é muito importante que todas as mulheres realizem check up ginecológico todos os anos.

Os exames que deverão ser feitos podem variar de acordo com a idade, vida sexual ativa e outros dados de história clínica. Os mais indicados são: 

  • Papanicolau;
  • Mamografia;
  • Ultrassom de mama;
  • Colposcopia;
  • Ultrassom Pélvico;
  • Pesquisa de Sangue oculto nas fezes.

Endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória causada pelas células do endométrio que, ao invés de serem expelidas, migram no sentido oposto para a cavidade pélvica, implantando em ovários, tubas, na própria parede do útero e em ligamentos e camada que reveste os órgãos pélvicos, onde podem se implantar e as células se multiplicar. 

Para o diagnóstico correto é necessária uma avaliação clínica da paciente e ela pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem além da própria visualização das lesões por laparoscopia, ultrassom endovaginal, ressonância magnética e um exame de sangue, que se altera nos casos mais avançados da doença – o marcador Ca-125. 

De modo geral, o tratamento da endometriose consiste no uso de medicamentos que suspendem a menstruação, no caso, a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e também os análogos do GnRH, que podem provocar efeitos colaterais adversos.

Ovários Policísticos

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais na mulher, levando à formação de microcistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho e tornam a menstruação irregular.

Para o diagnóstico da SOP são necessários o exame clínico, o ultrassom ginecológico e exames laboratoriais. E o tratamento vai depender dos sintomas que a mulher apresenta e se ela pretende engravidar ou não. Entre eles vale citar:

  • Anticoncepcionais orais;
  • Cirurgia;
  • Hipoglicemiantes orais;
  • Dieta e atividade física;
  • Indução da ovulação.

Sexualidade feminina

O tema sexualidade feminina abrange uma grande variedade de questionamentos, tanto sobre o sexo feminino e os desejos e comportamentos sexuais, como os aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais, culturais, espirituais e políticos. 

Podemos dizer que a sexualidade feminina é mais complexa que a masculina, pois envolve algumas necessidades de carinho, respeito e compreensão, que precisam ser conhecidas e supridas quando o assunto é sexualidade. 

Durante a vida sexual é possível que a mulher apresente alguns problemas em relação à sua sexualidade. porém a maioria dos distúrbios pode ser tratada. Os mais comuns são: falta de desejo sexual, incapacidade de obter orgasmo e dor durante a relação sexual. 

Também é importante conhecer sobre as propagação e riscos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo as hepatites virais. 

Outros serviços

Além das áreas citadas acima, os ginecologistas também podem atuar em outras áreas. E é sobre elas que vamos falar abaixo.

Saúde Reprodutiva e Infertilidade

Vários são os fatores que podem contribuir para a saúde reprodutiva dos casais: ter duas a três relações sexuais por semana com seu parceiro (a), controlar o estresse e a ansiedade, praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fumar.

Só é possível caracterizar a infertilidade quando há ausência de gravidez em um casal com vida sexual ativa e que não usa medidas anticonceptivas por um período de um ou mais anos. 

Os tratamentos de reprodução assistida apresentam avanços frequentes e são uma alternativa interessante para os casais que querem ter filhos. 

Vacinação da Mulher – Gestação segura

A vacinação é parte fundamental do pré-natal, pois protege protege não somente mãe, mas também o bebê. 

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde recomenda quatro vacinas neste período: a influenza; hepatite B; dupla adulto (difteria e tétano – dT); e a difteria, tétano e coqueluche (dTpa).

Terapia hormonal

A diminuição na produção hormonal na menopausa, fase em que o corpo para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, aumenta as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares e da osteoporose.

E para reduzir esses sintomas e prevenir doenças, é possível realizar um tratamento com terapia hormonal, com dosagens relativamente baixas de estrogênios, por via oral ou transdérmica (adesivos sobre a pele ou gel).

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. 

Apesar de não ser possível prevenir o câncer de mama, dá para controlar os fatores de risco, como excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

HPV e sua vacina

O HPV, papilomavírus humano, é um vírus capaz de de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

As vacinas são preventivas, tendo como objetivo evitar a infecção pelos tipos de HPV nelas contidos. 

TPM e alimentação para nutrição (Nutrição)

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para evitar deficiências nutricionais. 

Durante a TPM, o ideal é consumir alimentos ricos em L-triptofano: banana, nozes, leguminosas (feijões, lentilha), aveia, abacate e mel, que auxiliam no combate à irritabilidade, fadiga, insônia, compulsão alimentar, por doces principalmente, pois são precursores da serotonina, hormônio conhecido por trazer sensação de bem-estar e felicidade. 

Também são indicados alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como linhaça, semente de girassol e cereais integrais.

Também não se deve esquecer de aumentar o consumo de água e ingerir alimentos anti-inflamatórios (oleaginosas, cereais integrais e peixes como o salmão) que auxiliam na diminuição das cólicas menstruais, dores de cabeça e nos seios. 

Quer saber mais sobre ginecologia? Agende sua consulta

Artigo escrito pela Dra. Patrícia Varella

Ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana assistida

Agende sua consulta

Blog e Artigos