Obstetrícia: qual é a sua função?

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

De uma maneira geral podemos dizer que a obstetrícia é a área da medicina que estuda a reprodução na mulher, investigando a gestação, o parto e o puerpério tanto nos seus aspectos fisiológicos como patológicos.

Como a especialidade, assim como a ginecologia, também lida com o sistema reprodutor feminino (útero, trompas e ovários) e com a saúde da mulher, ambas trabalham juntas para garantir qualidade de vida à paciente, durante um dos períodos mais importantes e delicados da sua vida. 

Dentre as principais responsabilidades do obstetra estão a realização do pré-natal, com o acompanhamento da gestante com exames de checagens médicas que a ajudarão a ter uma gravidez tranquila. 

Durante esse período, o profissional pode solicitar exames, como ultrassonografias e exames laboratoriais, bem como esclarecer as dúvidas quanto aos tipos de parto, prezando sempre pela humanização.

É fundamental a troca de informações e a relação de confiança entre obstetra e gestantes para que o parto seja seguro e tranquilo. 

Além disso, o obstetra também pode auxiliar a mãe no período de lactação, com orientações e dicas relacionadas à amamentação.

Como é o mercado para médicos obstetras?

Nos últimos anos, a carreira de obstetra está conquistando grande relevância e muito disso se deve aos programas de atenção e acompanhamento à gestante e incentivo aos partos normais, que foram divulgados pelo governo. 

Para se tornar especialista, é necessário que o médico seja aprovado em um exame de

Residência Médica de uma das instituições habilitadas no Brasil. 

Artigo escrito pela Dra. Patrícia Varella

Ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana assistida

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928