Quais são as doenças ginecológicas mais comuns

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

A saúde da mulher é importante para promover a atenção integral à saúde e bem-estar em todos os ciclos da sua vida! Todos anos, milhares de mulheres procuram um ginecologista com queixas que podem ser sintomas de doenças ginecológicas. 

Entre as mais comuns, estão os sangramentos fora do período menstrual, corrimentos e dor pélvica no abdômen. Antes de mais nada, vale ressaltar: a consulta ao ginecologista deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Ela ajuda na prevenção de problemas ginecológicos e mantém a boa saúde e funcionamento dos órgãos genitais e sistema reprodutivo.

Doenças ginecológicas mais comuns

Entre as doenças ginecológicas mais comuns, podemos citar as seguintes:

  • Corrimento vaginal: estão geralmente associadas a  infecções e ISTs. Podem ser evitados hábitos como hábitos de higiene adequados, roupas com bastante ventilação no local, além do uso de camisinha.
  • Infecção Urinária: causada por bactérias. Evita-se hábitos regulares de higiene, evitar roupas apertadas e não segurar a urina por muito tempo.
  • Endometriose: caracteriza-se pela presença do tecido endométrio, camada que reveste o interior do útero, fora do lugar habitual. O tratamento é feito com uso de anticoncepcionais e cirurgias para a retirada das lesões.
  • Mioma Uterino: tumor benigno. Pode aparecer estável durante anos, sem sintomas. Seu diagnóstico se dá pela ultrassonografia.
  • SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos): ovários apresentam grandes quantidades de folículos iniciais. Trata-se de uma das causas mais comuns de infertilidade. É controlada com o uso de medicamentos.
  • Vulvovaginite: alteração inflamatória da vulva, vagina e colo do útero. Geralmente causada por infecção de bactérias, protozoários e fungos. Acomete mulheres em idade reprodutiva, associada a baixa imunidade. Utilizam-se antibióticos e corticóides para tratamento da doença.

A Clínica Dra Patrícia Varella oferece um ambiente especialmente projetado. Um espaço versátil, aconchegante, confortável e equipado com o que cada profissional necessita para seus clientes e a novidade de um bonito paisagismo que trouxeram um ar de leveza a todos os ambientes.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928