A obstetrícia é a área da medicina que estuda todo o período da gestação. Assiste a mulher no seu período da gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos (normais) e patológicos (anormais).
Ao perceber-se grávida, é importante procurar reconhecer seus novos limites. A gestante leva um tempo para entender e aceitar que sua condição cardiovascular, sua respiração, sua postura, suas necessidades nutricionais, seu caminhar, seu apetite sofrem momentâneas e progressivas modificações.
Comece por estabelecer regras em sua vida. Sabemos que, na correria do dia-a-dia, muitas vezes torna-se hábito pular refeições, desrespeitar horários, não valorizar cansaço ou alguma situação de estresse. A gestante deve estar atenta ao fato de que sua saúde física e mental afeta diretamente a saúde de seu filho. Portanto, crie uma disciplina que lhe permita assegurar que sua vida fique, o mais que possível, próxima do que se considera normal e equilibrado.
O conceito de normal e equilibrado, para a grávida, significa um conjunto de ações que garanta o suprimento, de forma adequada, de todas as necessidades básicas do ser humano. Há uma série de acometimentos que podem determinar que uma gestação de baixo risco passe a ser uma gestação de alto risco.
A duração de uma gestação saudável é de, em média, 40 semanas, com uma variação normal entre 37 (marco da gestação de termo) e 42 semanas.