Quais são as chances de sucesso da FIV?
Muitos casais, em tempos atuais, ainda sonham em ter filhos. E você, certamente conhece algum. Porém, alguns enfrentam problemas para realizar esse sonho. Seja por fatores masculinos ou femininos. Dessa forma, existem os métodos de reprodução humana, como a FIV (Fertilização In Vitro).
Apesar de ser muito eficiente, é preciso que o casal tenha em mente que nem sempre é possível obter sucesso logo na primeira tentativa.
Dessa forma, você conhece as chances de sucesso da FIV? Você sabe o que se deve evitar para a probabilidade de sucesso aumentar?
Vamos te explicar.
Porcentagem de sucesso da FIV
Antes de mais nada, indica-se este tipo de tratamento para problemas como:
- Endometriose;
- Distúrbios de ovulação;
- Falência Ovariana;
- Problemas de morfologia
- Bloqueio total ou parcial das trompas.
A porcentagem de sucesso da FIV varia entre 45% e 60%. Porém, esta taxa depende basicamente de 3 fatores: idade da mulher, qualidade do embrião produzido (tanto espermatozóide quanto óvulo) e a receptividade do endométrio da mulher.
Fatores que aumentam as chances de sucesso
A princípio, a saúde geral da mulher contribui muito para um resultado positivo. E isto deve-se ao fato que a qualidade dos gametas e o equilíbrio hormonal estão diretamente associados à fertilidade. Além disso, algumas formas de melhorar as chances de sucesso, incluem:
- Redução do estresse e da ansiedade.
- Redução ou suspensão do consumo de álcool;
- Eliminação do tabagismo;
- Hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos e a adoção de uma dieta equilibrada;
O que fazer se eu não tiver sucesso?
Calma, é preciso ter calma. Como foi dito, o procedimento tem uma chance de sucesso bastante variável. Assim, não é possível garantir a gestação logo no primeira tentativa! Dessa forma, há muitas chances de o casal precisar passar por mais de um ciclo de fertilização, até que o tão sonhado resultado apareça!
Portanto, é importante não desanimar. Vale lembrar: cada corpo é particular. Assim, é normal que os organismos interajam de maneira diferentes ao procedimento e tenham tempos diferentes para responder ao tratamento de fertilidade!
Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Agende uma consulta com a gente!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana AssistidaMédica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928