Como saber se estou em trabalho de parto?

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

A chegada de um filho é um momento de emoção, tanto para a mãe quanto para a própria família. Você sabia que os sinais e tempo de trabalho de parto mudam a cada gestação? 

Em casos de primeiro filho, o tempo de trabalho de parto pode variar entre 12 a 24 semanas. Tempo que diminui a cada gravidez! As contrações ritmadas são o sinal mais importante de que o trabalho de parto realmente começou! 

Dessa forma, o rompimento da bolsa, a perda do rolhão mucoso e a dilatação do colo do útero são sinais de que a gravidez está chegando ao fim!

Mas você sabe realmente quando está em trabalho de parto?

Sinais que indicam o início do trabalho de parto

Como dito anteriormente,existem alguns sinais principais  que indicam que o trabalho de parto está começando. São eles:

Dilatação do colo do útero

Em suma, ela aumenta à medida que o trabalho de parto se desenvolve. Contudo, só pode ser observado no hospital, pelo obstetra, através do exame do toque. Portanto, é preciso uma dilatação de 10 centímetros do colo uterino para a passagem do bebê. Trata-se dos períodos mais demorados do trabalho de parto.

Contrações ritmadas

As contrações são frequentes durante a gravidez, especialmente nos últimos meses. Mas porque? Isto deve-se ao fato do corpo da mulher estar se preparando para o momento do parto. Porém, horas antes do parto, elas passam a ser mais frequentes, mais fortes, tornando-se ritmadas. Dessa forma, indica-se a ida para o hospital quando as mesmas durarem cerca de 60 segundos e aparecerem a cada 5 minutos.

Perda do tampão mucoso

Identifica-se através da presença de uma secreção gelatinosa rosada, ou ligeiramente marrom, que o corpo da gestante expele, junto com um ligeiro sangramento. Trata-se de uma estrutura que fecha a entrada do útero para a proteção do bebê durante a gestação, impedindo a entrada de micro-organismos e prevenindo infecções.

Rompimento da bolsa

Geralmente, ocorre no início do trabalho de parto. Provoca a saída de um líquido semelhante a urina, porém mais claro e turvo, podendo conter alguns traços de cor branca.

Agora você já sabe os principais sinais! Fique sempre de olho, e entre em contato com a gente!

Você pode encontrar a Dra Patrícia Varella também no instagram!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928