O que se pode e o que não pode fazer durante a menstruação?

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Hoje em dia é mais comum as mulheres realizarem suas atividades diárias sem as queixas das cólicas e desconforto no período menstrual. Com a evolução dos absorventes e remédios para dores, a menstruação se tornou mais prática e confortável, deixando as mulheres mais seguras nesse período. 

Porém, algumas dúvidas acometem as mulheres independentemente do tempo, como “o que se pode e o que não pode fazer durante a menstruação?”. Abaixo falaremos um pouco mais sobre as recomendações do ginecologista durante o período menstrual.

Pode ficar com o mesmo absorvente por horas durante a menstruação? 

O essencial é trocar o seu absorvente a cada três horas, mas é claro que você precisa considerar a intensidade do seu fluxo. O absorvente pode causar uma doença infecciosa rara, a Síndrome do Choque Tóxico, ligada a uma toxina que não é presente no absorvente, mas é produzida pela bactéria Staphylococcus aureus. 

Quando se usa o absorvente, o sangue permanece parado e acaba se tornando um lugar propício para a cultivação da bactéria, que se multiplica. 

A proliferação acumulada da bactéria, produz a toxina, que tem capacidade de passar através do revestimento da vagina e causar uma inflamação no sangue. Atenção! Isso não tem a ver com o uso do absorvente ou sua composição, e sim, com o uso inadequado.

Não pode usar calça jeans durante a menstruação? 

Sim, pode! A calça jeans não precisa ser abandonada no período menstrual. No entanto, o jeans tem um tecido grosso que acaba abafando a região íntima mais do que o normal. 

Ao utilizar esse tipo de material estando menstruada, a área íntima pode ficar ainda mais aquecida, causando desequilíbrio nos organismos naturais da flora vaginal. Por isso, opte também por peças mais frescas, largas, variando a sua calça jeans do dia a dia. 

Posso fazer ducha vaginal para higienização durante menstruação? 

Não! A ducha vaginal deve ser evitada ao máximo. Ela é prejudicial para a saúde íntima da mulher, pois acaba removendo a mucosa protetora da vagina e modificando o equilíbrio dos microrganismos que colonizam a vulva, o que favorece o aparecimento de corrimento vaginal e outras infecções.  

Praticar exercícios físicos durante menstruação é prejudicial?

É comum pensar que não é bom fazer exercícios físicos durante a menstruação, afinal, seu corpo está mais sensível e existe o receio de piorar as dores. Mas, não há necessidade de qualquer mudança nas atividades físicas ou sociais no período menstrual. 

Se exercitar é uma excelente maneira de amenizar os incômodos causados nesses dias, já que o corpo produzirá mais substâncias relaxantes durante a atividade, ajudando a aliviar as tensões.

Posso comer mais doces durante a menstruação? 

Pouco antes ou durante o ciclo menstrual, é normal ter um aumento no desejo de comer. Isso é causado pelo baixo nível de serotonina, que faz com que você tenha vontade de comer doces e carboidratos, como lanche e chocolate. No entanto, procure manter uma alimentação balanceada, comendo mais frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais. 

Posso fazer sexo sem proteção durante a menstruação? 

O risco de engravidar durante o ciclo é baixo, mas está longe de ser zero. Por isso, proteja-se para não ter uma gravidez inesperada. Ter relações sexuais sem proteção durante a menstruação, também pode estar associado a alguns riscos, uma vez que a outras DSTs podem ser transmitidas mais facilmente durante o ciclo.

Artigo escrito pela Dra. Patrícia Varella

Ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana assistida

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928