Por que evitar atividade física intensa durante a FIV?

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Uma pergunta comum entre os pacientes que buscam realizar a Fertilização In Vitro (FIV) é sobre a atividade física durante o tratamento. Os exercícios físicos são comprovadamente uma medida eficaz para reduzir o estresse e, ao mesmo tempo, auxiliar na manutenção de uma vida saudável.

Porém, se você já iniciou a FIV, é importante realizar algumas considerações sobre o tema. Durante a estimulação ovariana é recomendável ter uma rotina mais tranquila, pois os ovários aumentam de tamanho por efeito da medicação para desenvolvimento e liberação de óvulos.

por-que-evitar-atividade-fisica-intensa-durante-FIV

Nesta etapa, a paciente pode sentir algum tipo de incômodo durante os exercícios, sendo importante checar com seu médico quais modalidades estão liberadas para você.

Depois de realizar a transferência embrionária, o momento é de repouso e cabe esperar que os embriões, que agora estão no útero materno, se fixem estabelecendo as conexões que irão confirmar o sucesso do tratamento com o positivo da gravidez. Neste momento, não é recomendável a realização de exercícios pesados.

Após a confirmação da gravidez, as atividades físicas suaves estão liberadas. Exercícios como pilates e yoga podem trazer benefícios às gestantes, principalmente para preparar-se para o parto e diminuir dores nas costas, desde que adaptados para as grávidas.

Você deseja engravidar? Entre em contato com a Dra. Patrícia Varella, ginecologista e especialista em Reprodução Humana.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928