Qual a especialidade do médico obstetra?

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

A especialidade do médico obstetra é a reprodução humana, ou seja, gestação, parto e puerpério, contemplando seus aspectos fisiológicos e patológicos. Já, a ginecologia é a especialização que estuda o aparelho genital feminino.

É possível optar pela especialização em ginecologia, obstetrícia e ginecologia obstetrícia. Nesse último caso, o especialista é responsável tanto pela rotina da mulher, como exames preventivos, quanto pela gestação e parto. 

O ginecologista obstétrico lida com cirurgias e momentos mais complexos, como a retirada de um útero ou de uma mama.

O que faz o obstetra?

O obstetra é quem analisa os exames pré-natais para garantir a segurança, bem-estar e saúde da mãe e de seu feto. O obstetra realiza consultas, orienta e aconselha a mulher e familiares ao longo do período gestacional, realiza o parto e acompanha a mulher e a criança durante esse período. 

Principais atividades de um obstetra: 

– Consultas;

– Orientação aos pacientes;

– Aconselhamento pré-natal;

– Conhecer o histórico familiar da gestante;

– Acompanhar a evolução do feto;

– Receita tratamentos adequados;

– Realiza partos (normal ou cesárea).

Qual a rotina do obstetra? 

O obstetra deve ter algumas características que facilitem sua atuação, a área exige que o profissional tenha um contato mais próximo da paciente e saiba como reagir a diferentes situações. 

Em seu dia a dia, o obstetra deverá lidar com gestantes, que são um grupo de mulheres que acabaram de receber uma notícia que mudará a sua vida, é fundamental prestar um serviço de confiança, respondendo a todos os questionários da sua paciente.

Mercado de trabalho

Quando se trata de obstetra é possível optar por atendimento de pré-natal e realização de partos, o que pode fazer com que a rotina não seja tão bem definida, tendo horários de trabalho menos previsíveis.

Quem decide realizar atendimento ambulatorial, por outro lado, terá horários bem definidos e raramente sairá da rotina, assim como aqueles que passam a realizar exames complementares em laboratórios. 

Para obter o título de médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, é preciso concluir a Residência Médica em uma das Instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde ou prestar o concurso oferecido pela Febrasgo. 

Qual o primeiro passo quando descubro uma gravidez?

Deve ser a procura de um obstetra para acompanhar a sua gestação de perto mais de perto. Ele será o responsável por identificar qualquer possível complicação até o momento do parto. 

Os exames pré-natais precisam ser feitos por todas as gestantes, independente de gravidez de risco ou não. É fundamental o acompanhamento de um médico especializado na área! 

Se você está procurando um obstetra, não deixe de agendar sua consulta conosco

Artigo escrito pela Dra. Patrícia Varella

Ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana assistida

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928