Quando levar sua filha ao ginecologista?
Alterações na personalidade, transformações no humor e na sexualidade são alguns dos pontos demonstrados quando se inicia a puberdade.
Neste momento, muitos pais se perguntam: qual o profissional que devo levar minha filha agora? Ela passou da idade de frequentar um pediatra, mas será que não é pequena para ir a uma consulta ginecológica?
Em suma, deve-se ter consciência que sua filha cresceu. Antes de mais nada, ela se tornou uma adolescente, e nesta nova fase, ela precisará ainda mais do apoio do pais. Isto demonstra que um novo ciclo em sua vida acabou de começar!
Portanto, de acordo com a FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), o melhor momento para levar sua filha ao ginecologista é a partir da primeira menstruação. Além disso, essa consulta deve ser acompanhada pela mãe.
Assim, nesta consulta, o médico abordará a importância de conhecer seu próprio corpo, conversará com a adolescente para lhe ensinar o correto modo da higienização da região íntima, além de dicas no geral, como a indicação de calcinha confortável e de algodão para prevenir infecções.
A realização do exame físico dependerá da timidez da paciente. Em geral, na primeira consulta, foca-se mais na troca de informações e na criação do vínculo médico-paciente para proporcionar a segurança necessária. Contudo, às vezes o exame físico pode ser, sim, necessário, para saber como está o seu desenvolvimento.
Importância do uso de preservativos
É de responsabilidade do ginecologista, além da família, falar da importância de conhecer seu próprio corpo. Além disso, mostrar como funciona o aparelho reprodutor e a importância do uso do preservativo quando tiver as primeiras relações sexuais.
Ou ainda continuar usando, caso a relação sexual já tenha acontecido!
Você ainda tem dúvidas sobre como lidar com esse momento! Entre em contato com a Dra. Patrícia Varella!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana AssistidaMédica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928