Saiba mais sobre obstetrícia

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

A obstetrícia é a área da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.

Por também lidar com o sistema reprodutor feminino (útero, trompas e ovários) e com a saúde da mulher, a obstetrícia pode estar associada à ginecologia, sendo que ambas trabalham juntas para garantir qualidade de vida à paciente, durante um dos períodos mais delicados da vida da mulher. Por isso é tão comum encontrarmos médicos com dupla titulação de “ginecologista e obstetra”.

É de responsabilidade do obstetra realizar o pré-natal, acompanhando a gestante com exames e checagens médicas que a ajudarão a ter uma gravidez tranquila. Ele pode solicitar alguns exames necessários para o acompanhamento da gestação, como ultrassonografias e exames laboratoriais, bem como esclarecer as dúvidas quanto aos tipos de parto, prezando sempre pela humanização.

A troca de informações e a relação de confiança entre obstetra e gestantes são fatores determinantes para que o parto seja seguro e tranquilo. 

Além disso, o obstetra também pode auxiliar a mãe no período de lactação, com orientações e dicas relacionadas à amamentação.

A Dra. Patrícia Varella acredita que toda mulher, ao perceber-se grávida, deve procurar reconhecer seus novos limites. Isso porque a gestante leva um tempo para entender e aceitar que sua condição cardiovascular, sua respiração, sua postura, suas necessidades nutricionais, seu caminhar e seu apetite já não são mais os mesmos.

O ideal é começar estabelecendo regras em sua vida. Sabemos que, na correria do dia-a-dia, muitas vezes torna-se hábito pular refeições, desrespeitar horários, não valorizar cansaço ou alguma situação de estresse. A gestante deve estar atenta ao fato de que sua saúde física e mental afeta diretamente a saúde de seu filho. Portanto, crie uma disciplina que lhe permita assegurar que sua vida fique, o mais que possível, próxima do que se considera normal e equilibrado.

O conceito de normal e equilibrado, para a grávida, significa um conjunto de ações que garanta o suprimento, de forma adequada, de todas as necessidades básicas do ser humano. 

A duração de uma gestação saudável é de, em média, 40 semanas, com uma variação normal entre 37 (marco da maturidade fetal) e 42 semanas.

Se você está grávida ou pretende engravidar nos próximos meses, não deixe de agendar uma consulta com a Dra. Patrícia Varella.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928