A gravidez é um momento muito especial e a nutrição é fundamental para garantir a saúde mãe e o desenvolvimento do feto. A gestante deve se alimentar de forma equilibrada aproveitando ao máximo os nutrientes dos alimentos, evitando o ganho de peso excessivo para não trazer riscos tanto para ela como para o seu bebê.
Uma dieta ideal é aquela que contém todos os nutrientes necessários para a formação, crescimento e desenvolvimento adequado do bebê, com proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e água. Tanto a falta como o excesso de um ou mais nutrientes podem causar danos ao organismo.
Abaixo listamos as necessidades nutricionais básicas durante a gravidez e lactação.
CALORIAS
As necessidades calóricas variam de acordo com o peso pré-gestacional, estágio da gravidez, nível de atividade física e aumento de seu metabolismo basal. Normalmente, recomenda-se um aumento na ingestão calórica de 300kcal para o 2º e 3º trimestres.
CÁLCIO
O cálcio é um mineral essencial pois participa na formação e manutenção dos ossos e dentes, ajuda a regular os batimentos cardíacos e a contração muscular, e é necessário para a coagulação adequada do sangue, auxilia na regulação da pressão sanguínea e no equilíbrio da água intracelular.
As principais fontes de cálcio são: os leites e derivados, tofu, sardinhas com osso, os vegetais e leguminosas.
FERRO
O ferro é um mineral essencial na formação da hemoglobina (que carrega o oxigênio no sangue) e da mioglobina (que carrega oxigênio nos músculos). A sua carência severa provoca anemia.
As principais fontes de ferro são: fígado, carnes, ovos, feijão e verduras.
FOLATO (Ácido fólico)
O folato é uma vitamina hidrossolúvel que atua na produção de núcleo celular (DNA), que determina a formação do bebê. Ele pode prevenir malformações abertas do sistema nervoso central (como por exemplo da espinha bífida) sendo recomendada a suplementação até 3 meses antes de uma possível gravidez.
Os alimentos que contém ácido fólico são: vegetais verdes escuros, cereais, leguminosas, ovo e leite.
VITAMINA A
A vitamina A participa no processo visual e no sistema imunológico da gestante além de auxiliar no desenvolvimento celular, crescimento ósseo e na formação do broto dentário.
A vitamina A é encontrada em: leite e derivados, gema do ovo, fígado, folhas verde escura, batata doce e muitas frutas e vegetais amarelo-alaranjados como laranja, manga, mamão e abóbora.
VITAMINA C
A vitamina C é fundamental para a formação do colágeno, que compõe a pele, ossos, cartilagem e vasos sanguíneos além de auxiliar na absorção de ferro e fortalece o sistema imunológico.
As fontes de vitamina C são: as frutas (kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão e abacaxi) e hortaliças (brócolis, pimentões, tomate e couve-flor).
Além disso, também é indicado que a gestante:
Evite a ingestão excessiva de cafeína, pois ela pode atravessar a placenta e deixar o bebê agitado, reduzir a absorção de ferro e em algumas mulheres causar náuseas e azia;
Evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois podem levar à consequências deletérias ao bebê afetando o sistema nervoso central, atraso no crescimento e retardamento mental;
Evite alimentos gordurosos e muito condimentados;
Consuma pelo menos três frutas por dia, variando os tipos e de preferência com a casca;
Beba bastante líquidos ao longo do dia, evitando o consumo durante as refeições.