É muito importante que todas as mulheres realizem check up ginecológico todos os anos, a fim de prevenir e diagnosticar precocemente algumas doenças.
Os exames que deverão ser feitos podem variar de acordo com a idade, vida sexual ativa e outros dados de história clínica. Eles permitem uma avaliação da saúde global da mulher. Confira abaixo a lista dos exames mais importantes para o check up anual.
Papanicolau
É o exame padrão para detecção de câncer de colo de útero. Ele é feito através de coleta de células do canal do colo do útero e paredes vaginais através do exame ginecológico especular. Nesse exame, um aparelho que é inserido na vagina e que permite visualizar o trato genital inferior e também colhe-se raspas do tecido que serão enviados para análise.
Ele deve ser feito por mulheres que já iniciaram a vida sexual, anualmente, salvo alguns casos de infecção viral ou alterações no seu tecido.
Mamografia
É o exame padrão para detecção de câncer de mama. Ele é feito com a ajuda de um aparelho chamado mamógrafo que permite a visualização das glândulas mamárias e axilas de vários ângulos através de raio-x. Ele é indicado para mulheres acima dos 40 anos e deve ser realizado anualmente como rotina ginecológica.
Ultrassom de mama
Este exame é indicado para detectar lesões, cistos, nódulos e tumores nas mamas de mulheres mais jovens. Ele é feito por meio de um transdutor passado sobre as mamas que permitem a visualização das glândulas.
O ultrassom de mama pode ser considerado uma triagem para a mamografia, pois caso o indique algo, pede-se esse exame mais aprofundado. É indicado para mulheres jovens, normalmente até os 35 anos, por ser menos invasivo e não comprimir a mama. Deve ser realizado anualmente.
Colposcopia
Este exame serve para detectar a presença de lesões na vagina ou colo do útero e, eventualmente, realizar uma biópsia. Ele é realizado com a ajuda de um aparelho chamado colposcópio, munido de lentes que aumentam a imagem e visualizam colo de útero e vagina.
Deve ser feito por mulheres que tenham tido alguma suspeita após a realização do papanicolau ou que apresentem um papanicolau alterado.
Ultrassom Pélvico
O exame mostra anormalidades no útero e ovários, como cistos, miomas, nódulos e pode ser feito por um transdutor colocado no abdome inferior ou no no canal vaginal. (ultrassom transvaginal). Ambos permitem a visualização dos órgãos em uma tela. Ele deve ser realizado por mulheres que já iniciaram a vida sexual, anualmente e como complementação do exame ginecológico de rotina.
Pesquisa de Sangue oculto nas fezes
O objetivo desse exame é rastrear câncer colorretal em pacientes mais velhas. Ele deve ser realizado por mulheres que já estão na menopausa e acima de 60 anos, todos os anos.
Existem ainda outros exames importantes, como: exame de sangue para avaliação do lipidograma (colesterol e triglicerídeos), perfil completo hormonal, pesquisa de doenças reumatológicas, avaliação nutricional.