A Importância dos Exames Ginecológicos Regulares

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

A saúde ginecológica é um aspecto crucial para o bem-estar das mulheres em todas as fases da vida. Muitas doenças podem ser diagnosticadas e prontamente tratadas, vários aconselhamentos, inclusive doenças que afetam o sistema reprodutivo podem ser prevenidas, diagnosticadas precocemente e tratadas de forma eficaz por meio de exames ginecológicos regulares. Neste post, exploraremos a importância desses exames na prevenção e detecção precoce de doenças, com foco especial no câncer de colo do útero e câncer de mama.

Exames Ginecológicos Regulares: Sua Armadura Contra Doenças.

  • Papanicolau (Exame de Papanicolau): Este é um dos exames ginecológicos mais conhecidos e essenciais. É usado para detectar alterações nas células do colo do útero, ou que pode indicar a presença de câncer cervical. O Papanicolau é recomendado regularmente, geralmente uma vez por ano ou a cada três anos, dependendo da idade e do histórico médico do paciente. A detecção precoce de alterações permite um tratamento eficaz antes que o câncer se desenvolva. Contamos com a possibilidade de pesquisa de agentes infecciosos e captura híbrida para o DNA de HPV, uma DST que merece tratamento. É possível que, na presença desse agente, seja indicada uma colposcopia e vulvoscopia com biópsia se necessário e repito: essa lesão precursora de câncer de colo do útero tem diagnóstico precoce e tratamento com cura, além de vacinas ainda poderem ser indicadas, sobretudo a nonavalente. 
  • Mamografia: A mamografia é um exame de imagem que detecta o câncer de mama em seus planos iniciais. As diretrizes variam, mas geralmente as mulheres devem começar a fazer mamografias regulares aos 40 ou 50 anos, dependendo do histórico familiar e do risco. Mulheres cujas mães tiveram câncer de mama em idade precoce, devem iniciar mamografia com ultra som de mamas mais precocemente. A detecção precoce do câncer de mama aumenta significativamente as chances de cura. A oncologia evoluiu muito na última década e continua evoluindo exponencialmente e boa parte das pacientes apesar de se, diagnosticada com um câncer de mama por mim por exemplo, que eu tomo o maior cuidado do mundo para não acontecer, terá a indicação de melhor equipe de mastologista e meu seguimento em paralelo até sua cura, com a ajuda da ciência e Dele lá em cima. 
  • Exame de Toque nas Mamas: Além da mamografia, o autoexame e o exame clínico das mamas são práticas importantes. As mulheres devem estar cientes de como suas mamas são, perceberem-se, observarem  sentirem a palpacao algum nódulo para detectar quaisquer alterações. Caso sinta alguma anormalidade, consulte imediatamente um médico. Todo e qualquer sintoma é importante, mesmo que na maioria seja uma medo sem razão de existir. Estou aqui para esclarecer! 
  • Ultrassonografia Pélvica: Usada para avaliar os órgãos pélvicos, esta é uma ferramenta útil para detectar condições como cistos ovarianos, miomas e anormalidades uterinas. Em casos de cólicas menstruais intensas, antecedentes familiares, realizarem anualmente um ultra-som com preparo intestinal ou uma ressonância magnética de pelve para detecção precoce de endometriose. Não podemos mais que esse diagnóstico leve dez anos para ser feito e a doença, mesmo que benigna, progredida. 
  • Exames de DST: A detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HPV, clamídia e gonorreia, é essencial para prevenir complicações e promover a saúde reprodutiva.
  • Aconselhamento Genético: Em casos de histórico familiar de câncer ou condições hereditárias, o aconselhamento genético pode ajudar a avaliar o risco e tomar decisões informadas.

A prevenção e a detecção precoce de doenças ginecológicas são fundamentais para manter a saúde da mulher. Os exames ginecológicos regulares desempenham um papel central nesse processo, permitindo identificar problemas em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz. Além disso, o autocuidado e a adoção de um estilo de vida saudável são componentes essenciais para a manutenção da saúde ginecológica. Lembre-se, seu bem-estar é uma prioridade e, ao cuidar da sua saúde, você está investindo no seu futuro, no seu maior bem! 

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928