Entendendo a Infertilidade: Causas e Tratamentos

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

A jornada para a maternidade e a paternidade é uma das experiências mais emocionantes da vida. No entanto, para muitas pessoas, essa jornada pode ser repleta de desafios, especialmente quando a concepção não acontece como esperado. A infertilidade é uma realidade que afeta 1 a cada 6 casais em todo o mundo segundo a OMS em 2022, com tendência obscura se medidas mundiais de hábitos de vida não forem tomadas com brevidade.   Felizmente, a medicina reprodutiva evoluiu significativamente ao longo dos anos, proporcionando uma série de opções de tratamento para aqueles que desejam construir uma família. Neste artigo, exploraremos as diversas causas da infertilidade e as opções de tratamento disponíveis, incluindo técnicas de reprodução assistida.

Causas da Infertilidade

A infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após um ano de relações sexuais regulares sem o uso de métodos contraceptivos. No entanto, essa condição pode ser causada por uma variedade de fatores. Vamos analisar algumas das principais causas:

1. Problemas Hormonais: Desequilíbrios hormonais podem ter um impacto significativo na fertilidade, tanto em homens quanto em mulheres. Em mulheres, distúrbios hormonais podem causar problemas na ovulação, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Nos homens, níveis anormais de hormônios podem afetar a produção de espermatozoides.

2. Disfunções nos Órgãos Reprodutivos: Anomalias no útero, nas trompas de Falópio ou nos órgãos reprodutivos masculinos podem dificultar a fertilização.

3. Estilo de Vida: Hábitos de vida, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o estresse crônico e uma dieta desequilibrada podem afetar negativamente a fertilidade.

4. Idade Avançada: Tanto em homens quanto em mulheres, a idade desempenha um papel fundamental na fertilidade. À medida que envelhecemos, a qualidade e a quantidade de óvulos e espermatozóides podem diminuir.

5. Doenças Crônicas: Condições médicas, como diabetes descontrolado e doenças autoimunes, podem interferir na fertilidade.

6. Obesidade: O excesso de peso pode levar a distúrbios hormonais e problemas de ovulação em mulheres, além de impactar negativamente a qualidade do sêmen nos homens.

7. Infecções: Infecções no trato reprodutivo podem causar danos nas trompas de Falópio ou nos órgãos genitais masculinos, afetando a fertilidade.

Opções de Tratamento para a Infertilidade

Felizmente, a maioria das causas de infertilidade pode ser tratada. Aqui estão algumas das opções de tratamento mais comuns:

1. Medicamentos de Fertilidade: Em muitos casos, problemas hormonais que afetam a ovulação podem ser tratados com medicamentos que estimulam a produção e liberação de óvulos. Isso é frequentemente o primeiro passo no tratamento da infertilidade em mulheres.

2. Cirurgia: Em casos de obstruções físicas, como miomas subserosos, pólipos uterinos, varicocele, laqueadura e vasectomia a cirurgia pode ser uma opção para corrigir o problema. Vale conversar sobre os prós e contras de cada situação. Nos casos de laqueadura e vasectomia como métodos contraceptivos irreversíveis, em caso de arrependimento, na maioria das vezes a tentativa de  reconstrução cirúrgica deve ser ponderada em relação a uma fertilização in vitro (FIV). 

3. Inseminação Artificial: Este procedimento envolve a introdução de espermatozoides processados em laboratório, através de um cateter diretamente até o orifício interno do útero durante a ovulação levemente estimulada, aumentando as chances de fecundação.

4. Fertilização in Vitro (FIV): A FIV é um procedimento avançado no qual óvulos e espermatozoides são combinados em laboratório para formar embriões, que são então transferidos para dentro do útero na janela de implantação (melhor momento). Isso é particularmente eficaz nos casos de infertilidade inexplicada, alterações graves na avaliação do sêmen,  alterações funcionais e/ou obstrutivas das trompas, alterações anatômicas importantes no útero da mulher e outras causas. No interior desse website e das redes sociais há bastante explicação sobre esses tratamentos de maior complexidade, que não garantem altas chances de sucesso. E tudo o que queremos é o bebê em casa! “Para isso, movemos montanhas”. 

5. Doação de Óvulos ou Espermatozoides: Quando um dos parceiros não pode fornecer gametas saudáveis, a doação de óvulos ou espermatozoides é uma opção viável. Isso permite que casais realizem o sonho de ter filhos, mesmo que não sejam geneticamente relacionados à criança. A doação de óvulos é um capítulo à parte que inicialmente assusta algumas mulheres, mas se houver abertura para conversar, numa indicação, meu papel é transmitir as informações! Contamos com um banco de óvulos nacional e internacional além de pelas normais atuais do Conselho Federal de Medicina, mulheres parentes do casal receptor mais jovens ou com função ovariana intacta também pode doar seus óvulos (idade máxima passou a ser 37 anos, mas quanto mais jovem a doadora, melhor, sempre, como um gesto de altruísmo. No caso de ovulodoacao compartilhada, se permite que doadora possa ter uma ajuda de custo em seu próprio tratamento, o que não me parece ser de todo mal, desde que não prejudique o resultado de  nenhum dos lados. Doação de espermatozóides para gestações solo, maternidade homoafetiva feminina é bem mais simples e muito viável. Em casos de azoospermia, por parte do homem no casal que deseja engravidar, antes de partir para uma avaliação com um especialista em Reprodução Humana seja ginecologista ou urologista. Trabalhamos em equipe! E há possibilidade em boa parte das vezes de se obter espermatozóides através da captação direta do epidídimo ou testiculo do homem. Esse item engloba inúmeros conceitos como o de epigenética: os óvulos doado são fecundados com espermatozóides do marido da receptora, embrião resultante é transferido para o útero da receptora e é a receptora que gesta, transmite seu sangue ao bebê durante toda a gestação, dá à luz, amamenta. Tantas atrizes que negam esse tratamento por serem pessoas públicas, haverem os haters, ser algo de caráter muito pessoal, , recorre a esse tratamento. Sabemos de várias e mantemos o maior sigilo. Até aqui, repito, são informações, nossas obrigações, apoio muito, pq vejo o resultado e a felicidade dessas famílias. Mas sempre, sempre, quem define em definitivo é o casal! 

6. Cessão temporária de útero (ou útero de Substituição)**: Em casos de problemas médicos que impossibilitam uma gravidez segura, ou quando a mulher não possui mais o útero, a barriga solidária permite que um embrião seja transferido no útero de uma mulher que concorda em carregar e dar à luz a criança para o casal. Nas leis do Brasil, parentes de até 4o grau podem ser cessoras temporárias de útero, uma amiga saudável também. 

7. Apoio Emocional: A infertilidade pode ser uma jornada emocionalmente desafiadora. O suporte psicológico é uma parte importante do tratamento e pode ajudar os casais a enfrentar o estresse e as ansiedades associadas a esse processo.

8. Congelamento social de óvulos: qualquer médico de qualquer especialidade, ginecologistas então, nem se comenta, devem minimamente conhecendo suas paciente, alertá-las para um possível congelamento de óvulos caso não planeje gestação até 35 anos, não tenha certeza! A paciente não tem obrigação de saber que existe, que uma classe média se programa e consegue fazer esse congelamento. Tanto de óvulos como de embriões no caso de o casal querer postergar a gravidez. Vamos conversar! 

A Importância de Buscar Ajuda Especializada

Quando um casal enfrenta dificuldades para engravidar, é fundamental procurar ajuda especializada. A avaliação e o diagnóstico de um profissional em medicina reprodutiva podem identificar a causa subjacente da infertilidade e determinar o melhor curso de tratamento. Quanto mais cedo o tratamento começar, maiores serão as chances de sucesso.

Estou aqui para fornecer orientação e suporte em sua jornada para a maternidade e paternidade. Se você está enfrentando desafios de infertilidade, não hesite em agendar uma consulta. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença em sua jornada para a concepção. 

Se você apenas deseja fazer uma avaliação ginecológica de rotina e uma avaliação da  sua função reprodutiva, indico o mesmo. 

A infertilidade pode ser uma experiência difícil, mas existem inúmeras opções de tratamento disponíveis. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando desafios para conceber, lembre-se de que não está sozinho. A medicina reprodutiva evoluiu consideravelmente, oferecendo esperança a casais que desejam construir uma família. Não hesite em buscar ajuda e orientação de um especialista em reprodução para embarcar nessa jornada com confiança, otimismo e leveza. O caminho para a maternidade e paternidade pode ter desafios, mas também está repleto de oportunidades e alegria.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928