Nutrição e Fertilidade: Uma Conexão Inseparável

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

A jornada para a maternidade e paternidade é uma das mais emocionantes da vida, mas nem sempre é uma estrada direta e fácil de percorrer. Alguns fatores desempenham um papel fundamental na fertilidade, mas um elemento frequentemente subestimado é a nutrição. A dieta que você segue pode ter um impacto significativo em suas chances de concepção. Neste post, vamos explorar como a nutrição está relacionada à fertilidade e fornecer orientações sobre como melhorar sua alimentação para melhorar suas chances de engravidar.

Aqui alguns dos principais aspectos dessa relação:

1. Peso Corporal e Fertilidade: 

Tanto o excesso de peso (mais frequente) quanto o baixo peso podem afetar negativamente na fertilidade. O excesso de peso ou a obesidade podem levar a desequilíbrios hormonais, um estado inflamatório constante, redução da qualidade dos óvulos e espermatozóides, disfunções sexuais masculina ou feminina, bem como problemas ovulatórios. Manter um peso saudável, uma constituição corpórea adequada para idade e sexo é fundamental para influenciar positivamente na fertilidade. Muitos pacientes que perdem peso engravidam espontaneamente ou tem muito melhores chances de sucesso num tratamento . Por outro lado, como dito, o baixo peso, pela falta de gordura corporal, precursora dos hormônios esteroides sexuais que estimulam a produção de óvulos, culminam com ausência de menstruação e ovulação. Ajustes alimentares são suficientes para resolver essa questão. 

2. Nutrientes Essenciais: 

Uma dieta rica em nutrientes é essencial para a saúde reprodutiva. Vitaminas como ácido fólico, vitamina D, vitamina C e vitamina E desempenham papéis importantes na fertilidade. Minerais como zinco, ferro e selênio também são muito importantes. Certifique-se de incluir uma variedade de alimentos que forneçam esses nutrientes em sua dieta. 

3. Inflamação e Estresse Oxidativo: 

Inflamação crônica e estresse oxidativo podem prejudicar a função reprodutiva. Alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, vegetais, nozes e sementes, ajudam a combater o estresse oxidativo e reduzem a inflamação.

4. Equilíbrio Hormonal: 

A dieta desempenha um papel fundamental no equilíbrio hormonal. Alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, legumes e frutas, ajudam a regular os níveis hormonais. Além disso, a gordura saudável, encontrada em abacate, nozes e peixes ricos em ômega-3, é importante para a produção hormonal.

A nutrição desempenha um papel fundamental na fertilidade. Ao adotar uma abordagem consciente em relação à sua dieta e estilo de vida, você pode aumentar suas chances de conceber uma forma saudável. Lembre-se de que a fertilidade é influenciada por diversos fatores, e a nutrição é apenas um deles. Portanto, é importante adotar uma abordagem holística para a saúde reprodutiva, combinando uma dieta saudável com outros cuidados médicos e estilo de vida equilibrado.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928