A ginecologia é o ramo da medicina que trata da saúde da mulher de todas as idades. Por isso é importante realizar consultas periódicas com um ginecologista a fim de manter a saúde do aparelho reprodutor feminino e mamas.
Este especialista também é responsável por tirar todas as dúvidas sobre prescrição de métodos contraceptivos, sexualidade, gravidez e tratamento para menopausa e infertilidade.
A Dra. Patrícia Varella ainda atua em outras áreas mais específicas. E é sobre elas que vamos falar abaixo.
Saúde Reprodutiva e Infertilidade
Vários são os fatores que podem contribuir para a saúde reprodutiva dos casais, inclusive para que uma gravidez aconteça de forma natural.
Dentre as ações que podem ser realizadas pelo casal estão: ter duas a três relações sexuais por semana com seu parceiro (a), controlar o estresse e a ansiedade, praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fumar.
A infertilidade é caracterizada pela ausência de gravidez em um casal com vida sexual ativa e que não usa medidas anticonceptivas por um período de um ou mais anos.
Fatores como idade, problemas das trompas, doenças como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e a endometriose são apontadas com as principais causas da infertilidade. Além disso, distúrbios hormonais, sobrepeso, obesidade e infecções resultantes de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são algumas das causas mais comuns de infertilidade conjugal.
Os tratamentos de reprodução assistida apresentam avanços frequentes e são uma alternativa interessante para os casais que querem ter filhos.
Vacinação da Mulher – Gestação segura
Toda gestante deve realizar o pré-natal, que é o acompanhamento que permite identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem acometer a saúde da mãe e da criança.
A vacinação é parte fundamental deste cuidado, pois protege protege não somente mãe, mas também o bebê.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde recomenda quatro vacinas neste período: a influenza; hepatite B; dupla adulto (difteria e tétano – dT); e a difteria, tétano e coqueluche (dTpa).
Terapia hormonal – Novas perspectivas
A menopausa é uma fase em que o corpo para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona e é vista de modo negativo por muitas mulheres.
Os principais sintomas dessa fase são a parada das menstruações, ondas de calor e suores noturnos, insônia, diminuição no desejo sexual, irritabilidade, depressão, osteoporose, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual e diminuição da atenção e memória.
A diminuição na produção hormonal na menopausa aumenta as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares e da osteoporose.
E para reduzir esses sintomas e prevenir doenças, é possível realizar um tratamento com terapia hormonal, com dosagens relativamente baixas de estrogênios, por via oral ou transdérmica (adesivos sobre a pele ou gel).
As mulheres que retiraram o seu útero, não necessitam da reposição da progesterona. Já as pacientes que não fizeram esse procedimento devem receber, além do estrogênio, a progesterona ou um progestágeno sintético.
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.
A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível, contudo dá para controlar os fatores de risco, como excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.
HPV e sua vacina
O HPV, papilomavírus humano, é um vírus capaz de de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.
As vacinas são preventivas, tendo como objetivo evitar a infecção pelos tipos de HPV nelas contidos. A vacina quadrivalente está aprovada no Brasil para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina e câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.
Já a vacina bivalente está aprovada para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero e câncer do colo do útero em mulheres, relacionados ao HPV 16 e 18.
Alimentação saudável
Ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada.
De maneira geral, uma alimentação saudável é aquela composta por:
- Macronutrientes: os carboidratos (pães, massas e batatas, entre outros), gorduras (como os óleos, as oleaginosas, abacate e outros) e proteínas (peixes, ovos, carnes vermelhas, carne de frango, entre outros).
- Micronutrientes: as vitaminas e minerais, presentes nos mais diversos alimentos, como frutas, verduras, legumes, entre outros.
- Fibras: são essenciais para a alimentação saudável e estão presentes nos alimentos integrais, nas frutas e verduras.
TPM e alimentação para nutrição (Nutrição)
Para evitar deficiências nutricionais, é fundamental manter uma alimentação equilibrada. Durante a TPM, o ideal é consumir alimentos ricos em L-triptofano: banana, nozes, leguminosas (feijões, lentilha), aveia, abacate e mel, que auxiliam no combate à irritabilidade, fadiga, insônia, compulsão alimentar, por doces principalmente, pois são precursores da serotonina, hormônio conhecido por trazer sensação de bem-estar e felicidade.
Também são indicados alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como linhaça, semente de girassol e cereais integrais.
Além disso, é importante aumentar o consumo de água e ingerir alimentos anti-inflamatórios (oleaginosas, cereais integrais e peixes como o salmão) que auxiliam na diminuição das cólicas menstruais, dores de cabeça e nos seios.
Qualidade de Vida
O conceito de qualidade de vida é diferente de pessoa para pessoa e tende a mudar ao longo da vida de cada um e diz respeito às necessidades humanas fundamentais para alguém viver da maneira que se sinta bem.
Ou seja, qualidade de vida é ter uma vida ativa, saudável, prazerosa e harmoniosa. A saúde, prazer e equilíbrio são fundamentais para que as pessoas vivam bem.
Os conceitos e definições sobre o que seja uma boa ou má qualidade de vida, podem ser identificados como: estilo de vida, estado de saúde, alimentação, habitação, educação, trabalho, lazer, convívio social, objetivos, expectativas, perspectivas e valores como amor, liberdade, solidariedade e inclusão social, realização pessoal e felicidade.