A cada consulta, a cada parto e a cada tratamento de reprodução assistida a Dra. Patrícia Varella compartilha de um sentimento único:
“Todos conhecem a sensação de prazer que o trabalho bem realizado traz ao espírito humano, mas não posso imaginar outra atividade capaz de retribuir o empenho profissional com tanta generosidade como a medicina o faz”. (fonte Dr Drauzio Varella)
O desejo de gerar uma criança é um dos mais legítimos e naturais. A maioria das pessoas planeja ter um filho em algum momento da vida. Embora conceber uma criança possa parecer o acontecimento mais simples e fácil do mundo, realmente não é o que acontece para muitos casais.
Um casal sem nenhum fator limitante para engravidar, tendo relações sexuais regulares (aproximadamente 3 vezes por semana) tem cerca de 25% de chance de conceber a cada mês. Após o período de 1 ano, 85% dos casais conseguem obter uma gestação. Entretanto, muitos casais não conseguem alcançar uma gestação e este número tem aumentado nos últimos anos.
A infertilidade é definida como a inabilidade de engravidar após pelo menos 1 ano de vida sexual ativa sem qualquer uso de métodos anticoncepcionais.
A escolha do melhor tratamento dependerá da causa e da duração da infertilidade, bem como da idade da mulher. Mas, o que a maioria das técnicas de tratamento têm em comum é o objetivo de dar uma ajuda à natureza, para que o casal tenha uma maior chance de fertilizar, formar um embrião e uma gestação saudável.