Até que idade posso Congelar Óvulos?

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Mudanças na sociedade e no mercado de trabalho têm levado muitas mulheres a adiar o sonho da maternidade. Por isso, Congelar Óvulos acaba sendo uma alternativa para quem pensa em ter um bebê mais para frente.

Mulheres saudáveis que não desejam engravidar no momento podem congelar seus óvulos para preservar o maior nível de fertilidade presente nos gametas femininos mais jovens. Isso permite que a paciente planeje qual é o melhor momento para engravidar. Saiba mais sobre o assunto acompanhando o material a seguir!

Como Congelar Óvulos?

O primeiro passo para o congelamento de óvulos é realizar uma bateria de exames na paciente para saber se não há contraindicação ao uso de hormônios. Eles são necessários para impulsionar os ovários a produzirem todos os óvulos que seriam descartados pelo corpo.

Por volta do 12º dia de estimulação ovariana, é feita a coleta de óvulos por meio de uma punção guiada por ultrassom transvaginal com a paciente sedada. Os óvulos passam por uma seleção para que sejam congelados apenas os maduros e de boa qualidade.

Na próxima etapa do procedimento, os óvulos da mulher são captados e colocados em nitrogênio líquido, onde são congelados e armazenados numa temperatura de -196°C. 

Até que idade posso Congelar Óvulos?

CONGELAR ÓVULOS é bastante seguro e vantajoso, mas fique atenta ao limite de idade. Esse processo é possível até os 50 anos, se houver óvulos de qualidade. 

Porém, recomenda-se que o congelamento seja realizado até os 37 anos, já que os óvulos envelhecem e enfraquecem. Lembrando que todo procedimento de reprodução assistida só deve ser realizado se houver possibilidade de sucesso e probabilidades baixas de agravos e riscos à saúde  dos envolvidos.Congelar Óvulos pode ser muito vantajoso para você. Afinal, será possível escolher o momento de engravidar a partir do seu desejo, sem preocupações com a perda de fertilidade na menopausa. Dúvidas? Entre em contato com a ginecologista e obstetra Dra. Patrícia Varella, especialista em Reprodução Humana há mais de 10 anos.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928