Desvendando Mitos da Reprodução Assistida – Separando Fatos de Ficção

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Na reprodução assistida ainda persistem muitos mitos e equívocos em torno desse campo da medicina. Neste post, vamos explorar alguns dos mitos sobre a reprodução assistida e fornecer informações claras e baseadas em evidências para dissipar essas noções errôneas.

Mito 1: Reprodução Assistida é Garantia de Gravidez

Embora as técnicas de reprodução assistida atualmente tenham boas taxas de sucesso, elas não garantem a gravidez. A eficácia desses procedimentos depende de vários fatores, incluindo a idade do paciente, sua saúde geral, a qualidade dos óvulos e espermatozóides, a receptividade do endométrio (cavidade do útero). Algumas pessoas podem precisar de vários esforços antes de obter sucesso, e, infelizmente, embora tenhamos casos que dão certo de primeira (meu objetivo principal), não é garantido que todos consigam. Quem afirma isso está equivocado. 

Mito 2: Reprodução Assistida Sempre Resulta em Gêmeos ou Múltiplos Bebês

Embora a taxa de gêmeos e múltiplos seja um pouco mais alta com técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, a maioria dos procedimentos visa produzir uma gravidez única e saudável. A decisão de transferir mais embriões é geralmente tomada com base em sugestão do especialista, até dos embriologistas, do histórico e desejo do casal. 

Mito 3: Reprodução Assistida Sempre Resulta em Bebês com Problemas de Saúde

A reprodução assistida não está intrinsecamente associada a problemas de saúde em bebês. A qualidade dos embriões é rigorosamente monitorada durante o processo, e os profissionais de saúde fazem o possível para garantir que os bebês nascidos de técnicas de reprodução assistida sejam saudáveis. As taxas de problemas são idênticas às da população em geral com idades maternas e paternas semelhantes. 

Mito 4: Reprodução Assistida é Apenas para Mulheres Jovens

Embora a fertilidade feminina diminua com a idade, a reprodução assistida ainda é uma opção viável para muitas mulheres mais velhas. As taxas de sucesso decrescem, mas muitas mulheres mais velhas conseguem engravidar com sucesso por meio dessas técnicas. Vale conversar com seu médico especialista a porcentagem de sucesso em cada caso e ser aconselhado. A decisão é em conjunto! 

Mito 5: Reprodução Assistida é Sempre Caríssima

Embora a reprodução assistida possa ser um investimento significativo, os custos variam amplamente e existem opções financeiras, como seguros de saúde que cobrem tratamentos em casos de oncofertilidade, programas de desconto e preços médicos mais acessíveis. Além disso, muitas pessoas acham que o custo vale a pena ao realizar o sonho de ter filhos. Costumo dizer que uma classe média se programa e realiza o tratamento. “Ninguém precisa vender um carro para isso.” Trata-se de planejamento e prioridade. 

Ao desvendar esses mitos comuns em torno da reprodução assistida, esperamos fornecer informações claras e baseadas em evidências para ajudar as pessoas a tomarem decisões informadas sobre suas opções reprodutivas. A reprodução assistida é uma ferramenta útil para muitos e é importante que as informações corretas estejam ao alcance de todos que buscam realizar o sonho de construir uma família.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928