Endometriose pode causar infertilidade nas mulheres

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Muitas doenças podem atingir a raça humana e algumas, por vezes, podem causar sintomas que os indivíduos carregam por toda a vida. Por exemplo, doenças que têm o potencial de causar infertilidade.

Em se tratando de infertilidade, uma pergunta muito comum do público feminio é se a endometriose pode tirar a fertilidade das mulheres. Por isso, criamos este artigo a fim de responder às dúvidas mais comuns, confira tudo a seguir.

Endometriose: o que é e ela causa infertilidade feminina?

A endometriose é um tipo de doença silenciosa e de natureza crônica. Esta doença acomete cerca de 10% a 15% das mulheres no Brasil e que se encontram em idade reprodutiva. Além disso, da quantidade de mulheres que são diagnosticadas com a patologia, cerca de 30% a 40% delas terminam por ficarem inférteis.

Mas, afinal, o que é esta doença? A endometriose se caracteriza pelo crescimento de tecido endometrial na parte externa do útero. Assim, este tecido cresce em locais como:

  • Intestino;
  • Ovários;
  • Trompas de falópio;
  • Bexiga.

Entretanto, a endometriose não se limita ao crescimento de tecido em locais indesejados, mas pode apresentar glândula e/ou estroma, tipos de tecido que, normalmente, deveriam estar somente na parte interna do útero. 

Entendido o que é a endometriose e se ela pode causar infertilidade, confira os principais sintomas da doença a fim de estar atenta e procurar rapidamente um profissional especializado.

Endometriose pode causar infertilidade nas mulheres

Quais são os sintomas da endometriose?

É possível que os sintomas sejam diferentes de mulher para mulher e que a sua intensidade mude também. Por isso, o diagnóstico caseiro deve ser individual. Dito isso, alguns dos principais sintomas que podem aparecer são os seguintes:

  • Dor intensa na região da pélvis (pode piorar durante o período menstrual);
  • Menstruação abundante;
  • Cãibras durante a relação sexual;
  • Dores quando urina ou defeca;
  • Diarréia ou prisão de ventre;
  • Fadiga e/ou cansaço excessivo;
  • Dificuldade para engravidar.

É aconselhável que quando a paciente sinta mais de um desses sintomas, procure por um profissional ginecologista. Assim, alguns exames podem ser feitos para um diagnóstico mais preciso.

O que pode causar a endometriose e por que ela tem relação com a infertilidade?

Ainda não se sabe o que pode causar a endometriose, senão o que pode estimular o crescimento do tecido endometrial fora do útero. Nesse caso, existem teorias que podem explicar a situação. São elas:

  • Menstruação retrógrada: ocorre quando a menstruação, ao ser eliminada, termina por ir em direção a outros órgãos pélvicos. Assim, o tecido endometrial que seria eliminado fica em outro órgão dando início a outros sintomas;
  • Anatomia: por conta da alocação de tecido endometrial em outros órgãos, ocorre a modificação da anatomia desses órgãos. Desse modo, ocorre um processo inflamatório que, infelizmente, a anatomia modificada causa a infertilidade.

Assim, se você sente alguns sintomas da doenças, principalmente mais de um ao mesmo tempo, agende sua consulta com um profissional ginecologista de excelência.

Por isso, entre em contato com a Dra. Patrícia Varella, que tem o objetivo de ajudar você a ter uma vida mais longa, saudável e com qualidade.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928