Fiz laqueadura e quero engravidar. Como devo proceder?
A laqueadura é um procedimento cirúrgico onde as trompas da mulher são amarradas ou cortadas. Vale lembrar que a cirurgia não impede que a ovulação aconteça e nem interfere no ciclo hormonal feminino.
Dessa forma, as tubas uterinas são religadas na cirurgia de reversão da laqueadura através de uma sutura. Apesar do procedimento poder ser realizado, é importante ressaltar que as chances de sucesso são limitadas.
Por ser um procedimento invasivo e com altas chances de não devolver a fertilidade para a mulher, uma boa opção é a realização da Fertilização In Vitro – sim, é possível passar para FIV mesmo com as trompas laqueadas.
Na FIV, o óvulo é fecundado pelo espermatozoide fora do corpo da mulher – ao contrário do que acontece na inseminação artificial, em que a fecundação ocorre na tuba. Mas o sucesso da fertilização vai depender de fatores externos, ligados à idade da mulher, à qualidade dos óvulos e espermatozoides coletados e do endométrio da paciente.
A decisão entre a reversão da laqueadura ou a Fertilização In Vitro deve ser feita com o auxílio do médico, que irá avaliar a história clínica e os exames da paciente. No entanto, a FIV é um procedimento menos invasivo e as chances de conseguir engravidar por ela são maiores em relação à laqueadura.
Você deseja realizar o sonho de ser mãe? Agende uma consulta com a Dra. Patrícia Varella, ginecologista e especialista em Reprodução Humana.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana AssistidaMédica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928