O que não fazer durante a FIV?
A Fertilização in Vitro (FIV) é um tratamento de reprodução humana usado para casos de infertilidade tanto de fator masculino quanto feminino. O tratamento, considerado de alta complexidade, é um dos mais procurados atualmente devido aos excelentes resultados.
Em geral, a mulher não precisa de grandes mudanças na rotina durante a FIV. Confira algumas orientações que auxiliam a obter um resultado positivo:
🚭 Tabagismo: as substâncias tóxicas contidas no cigarro, principalmente a nicotina e o monóxido de carbono, podem atuar negativamente em todas as fases da FIV, diminuindo as taxas de sucesso do tratamento.
🍺 Excesso de álcool: a bebida alcoólica pode prejudicar a fertilidade e dificultar a gravidez.
🍔 Sobrepeso e obesidade: pesquisas mostram que pessoas com o índice de massa corporal (IMC) baixo têm melhor qualidade de óvulo/espermatozoides, quando comparadas a pessoas acima do peso.
💊 Medicamentos: o uso de medicamentos deve ser informado ao médico responsável pelo tratamento, antes do início da FIV. Isso porque as substâncias contidas podem prejudicar o estímulo ovariano e até mesmo o desenvolvimento do embrião.
⛹🏻♀️️ Atividade física: os exercícios físicos de grande impacto devem respeitar os limites da paciente.Tudo aquilo que deve ser feito ou evitado durante a fertilização in vitro precisa de recomendação médica, individualizada para cada paciente. Consulte a Dra. Patrícia Varella, especialista em Reprodução Humana.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana AssistidaMédica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928