Existe tratamento eficaz para Síndrome do Ovário Policístico?

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) pode afetar mulheres de diferentes idades, provocando alterações corporais desconfortáveis e prejudiciais para a saúde. Esse quadro costumava ser tratado, na maioria das vezes, com cirurgia – o que continua acontecendo com alguns casos. O tratamento nessa área, porém, vêm se desenvolvendo e apresentando novas alternativas para as pacientes, com opções mais práticas e confortáveis. Continue sua leitura e saiba mais sobre essa questão!

O que é a Síndrome do Ovário Policístico?

A SOP é um transtorno endócrino caracterizado pelo surgimento de cistos no ovário, que ampliam o seu tamanho e trazem uma série de sintomas. Vale explicar que a presença de cistos nesse local nem sempre constitui uma síndrome, recebendo essa denominação apenas quando provocam alterações hormonais ou vêm em grandes quantidades.

O quadro pode aparecer por predisposição genética, sendo favorecido pelo ganho de peso ou pela obesidade. Alguns dos principais sintomas da SOP incluem a menstruação irregular, o aumento dos pelos corporais, a cólica e o surgimento de mais acnes na pele, entre outros.

Existe tratamento eficaz para Síndrome do Ovário Policístico?

Quais são os tratamentos para a Síndrome do Ovário Policístico?

Existem diferentes tratamentos eficientes para a SOP, de modo que a escolha deve ser feita com base nas particularidades de cada paciente. A médica deve considerar a intensidade de seus sintomas, se ela quer engravidar e o seu estilo de vida atual, por exemplo. Confira a seguir as principais alternativas!

Anticoncepcionais

Os anticoncepcionais orais – como a pílula – são utilizados para controlar os níveis de hormônios masculinos no organismo. Eles são recomendados para mulheres que não querem engravidar, reduzindo a intensidade das cólicas, a quantidade de acne e os pelos corporais.

Hábitos saudáveis

Uma boa alimentação e a prática de atividades físicas ajudam a controlar o peso e as taxas de glicose no organismo, contribuindo para a redução dos sintomas e melhorando a qualidade de vida. A SOP sofre influência do nosso metabolismo e é afetada pelo estilo de vida de um modo geral, sendo importante cuidar bem de si para tratar seus sintomas.

Medicamentos para a Diabetes

A Síndrome do Ovário Policístico também pode estar associada à resistência à insulina, sendo que nessa situação é necessário utilizar medicamentos para a Diabetes (hipoglicemiantes) para controlar os seus sintomas. A ginecologista deve orientar a paciente quanto às melhores opções para o seu quadro.

Indução da ovulação

A SOP pode afetar a produção de óvulos da paciente, prejudicando as mulheres que desejam engravidar. Isso acontece devido à baixa produção de hormônios sexuais femininos que ocorre nesse transtorno. mas existe uma solução para essas situações. Trata-se da utilização de medicamentos para estimular a ovulação, que controlam a produção hormonal e melhoram as chances de fertilidade, tendo as dosagens definidas pela ginecologista e acompanhamento profissional ao longo de toda a intervenção.
A Síndrome do Ovário Policístico não pode ser curada, mas existem tratamentos eficazes para amenizar suas consequências. Espero que tenha gostado do conteúdo e, se você tem algum sintoma de SOP. não deixe de agendar uma consulra entrando em contato!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Patrícia Varella Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição.
CRM-SP nº 93928